Tapetes importados de alta qualidade, feitos à mão com fibras e tingimento naturais, tapetes Iranianos, Tabriz, Isfahan, Kashan, Bakthiar, Kilim Afschar, Kilim Ardebil, gabbeh, Shiraz,  Tapetes Indianos, Jaipur, Kilim Sita, Tapetes Paquistaneses Lahore silk, Karachi, Kilim Afegão e Belgas

BASE DO TAPETE TRAMA E URDIDURA

 

A urdidura é o conjunto de fios verticais tensionados entre os dois extremos do tear, sendo que as franjas do tapete são os extremos dos fios da urdidura.

A trama é constituída de um ou mais fios transversais (geralmente dois, um frouxo e outro tenso), dispostos entre duas fileiras de nós. A trama serve para apertar os nós em fileiras paralelas e garantir a solidez do tapete.

NÓS

 

Em geral, os tapetes são confeccionados com  dois tipos de nós; Persa, tecido em torno do urdimento, e passa em laçada por baixo do nó seguinte formando um 'S'.  Turco,   tecido em torno de dois fios do urdimento.

 

O artesão faz o nó manualmente, e tendo bastante habilidade, pode executar em torno de 15 nós por minuto. E quanto mais pontuado for o tapete, mais resistente e valorizado será, e terá melhor nitidez em seus desenhos.

CORES

 

Em geral as cores possuem um forte e importante simbolismo, não são usadas só por motivos decorativos. O branco simboliza o luto em parte do Oriente e por estar ligado à morte, pode também significar Paz. O verde cor da vida, imortalidade, sagrada para os Maometanos, rara nos tapetes Turcos até meados do século XX.  O   vermelho a cor mais usada por significar alegria e vida. O ouro, púrpura, azul-mongol e o amarelo formam as cores do poder. O azul celeste, a cor da Pérsia tabém significa paz. O azul anil solidão. O rosa sabedoria divina. O marrom cor ligada à terra, significa fertilidade e o negro é pouco usado por acreditarem que ele traz a tristeza.

DESENHOS

 

Além dos florais e geométricos, existem tapetes com motivos de animais, que podem estar em formato real ou estilizado, e que também têm um forte simbolismo, como por exemplo : O Escorpião e a Tarântula simbolizam  a defesa, e os motivos  são geralmente caracterizados. O Camelo simboliza fartura e felicidade, pois ele é um transporte valioso no deserto, e pode ficar vários dias sem beber água, e quando morre, se torna fonte de alimento, e os pelos e couro são usados nas tecelagens. As plantas e flores não fogem à regra, e também têm seus significados. As árvores, estilizadas ou não,  em suas diversas formas, normalmente simbolizam a Árvore da Vida,  que significa poder divino e imortalidade.

Google+ Lhasta

Lhasta Tapetes Orientais - L'Hasta Oriental Rugs - Rua Alves Guimarães, 533 Pinheiros

São Paulo - SP   Cep.: 05410-000  Telefones  (0xx11) 3064-6460 - (0xx11) 3729-8837

Horário  de  Atendimento  2ª a 6ª das 10:00 às 17:00h e Sábado das 10:00 às 13:00h

lhasta@terra.com.br

Página Inicial Curiosidades Conservação Contato Como Comprar Localização - Mapa